Aquelas memórias profundas, história de vida do homem bucólico. houve uma grande observação na época da juventude do Velho Serafim; E que “as” percorreram até nós.
Eram memórias de críticas, mexiam com o “Ego” dos que liam suas memórias e davam por percebidos fatos de acontecimentos da vida cotidiana do agricultor.
Construíram-se , grandes ideais , com as velhas lembranças do homem do campo. A vida rústica era manifestada em seus registros e fragmentos ; Eram ” manifestos”, que de certo modo edificaram novos cotidianos.
O Velho homem Serafim, levava e trazia consigo um ” Eu” cheio de velhas lembranças, que foram e que são revividas , para novas construções no mundo da modernidade. Suas vivências e seu cotidiano antigo, contribuíram para novos horizontes.
Nos tempos de Serafins, cultivavam a sabedoria do conhecimento agrário; usavam as bases técnicas da “monocultura” e do mundo agrário, que uniram mais tarde , as primeiras  ideias daquele homem sabido, que usava também inovações, técnicas primitivas; plantava a lavoura de arroz, feijão, milho e outros… Com um equipamento manual e simples chamado “matraca” .
Hoje já não se usa mais a “matraca ” de antigamente e sim outros meios de instrumentações agrárias, tempos modernos e ainda pode ter grupos de agricultores plantando a lavoura utilizando a “Matraca”, e hoje em tempos de modernidade há máquinas de autossuficiências , com grande agradecimento da “matraca ” de antigamente e de outras ferramentas antigas iguais a do Velho Serafim .
Percebiam-se a riqueza natural e vida de ar tão puro em abundância nos escritos do Serafim havia; Um Velho homem humilde e talentoso Serafim; Um velho homem de memórias renovadas, cuidava de sua fazenda Veneza e ainda escrevia seus momentos de alegrias, saudades e solidões.
O agricultor alfabetizado nos tempos dos “Avós” de idade de nove  décadas passadas, nos trouxe com emoções , suas Velhas valiosas recordações de seus tempos de mocidade.
Autora: Adaildes Alves MoreiraAtenção: Conto  corrigido e autorizado a publicação pelo: Professor Osvaldo Pereira de Souza. Meu Professor atual de 2013 da Disciplina Morfologia e Filologia do Curso de Letras/ Licenciatura da Faculdade Fortium do Gama-DF.

Anúncios