Tudo ia muito bem na vizinhança, quando Dona Conceição resolveu fazer uma viagem para a Cidade Maravilhosa, a família sem dinheiro teve que economizar o ultimo centavo para ir a tal viagem. Ela sonhava tão alto que ficava em uma cadeira em frente a casa dela só lembrando de cada detalhe do Rio de Janeiro, ela via a cidade pela TV e Revista, não perdia nenhuma novidade da cidade sonhada um dia queria conhecer-la.
Conversando com os menbros de sua família era uma discursão só.
Conceição:_ Salustiano vem cá meu vei, quero te dizer uma coisa!
Salustiano:_ Que foi mulher minha veia, estou ocupado fazendo o jantar, tu sabes que eu não nasci ontem, o que planeja nesta tua cabecinha maluca?
Conceição: _ Então tua achas que sou mulher de ficar matutando maluquices, estou pensando real homem!Quer saber te falo amanhã, hoje vou ficar aqui sonhando mais um pouquinho nesta cadeira e faça logo este jantar estou esperando!
Enquanto ela pensava no plano de viagem, Salustiano fazia o jantar e a cozinha toda bagunçada e ele agoniado querendo saber qual era  a novidade de sua esposa e mais  a pouco chega os quatro filhos do casal: Ana, Marina, Pedro e Sebastião.
Salustiano:_Que bom que chegaram, a louca de sua mãe está sonhando altas esquisitices, o jantar está na mesa, a cozinha uma bagunça, sou escravo desta casa, quero que todos tomem um banho e sentem a mesa, vamos tentar fazer sua mãe falar logo, ela está me matando de crurioso!Meu Deus, acho que só posso ter morrido e nasci em outra encarnação! Que mulher marrenta esta minha! Chega de conversa já para o banho!
Conceição: _Quem chegou?Estava tirando um cochilo e fui até… oh!oh! é segredo falo amanhã!
Salustiano:_Sua veia loca, nem viu seus fiinhos chegarem, devem sentir muito de ter uma disnaturada como tu.
Conceição:_É mesmo? Pensa desse jeito? Agora mesmo que vou continuar com meu plano, vou arrancar a ultima gota e fazer tudo que quero. E já para o banho também, você está fedendo a gordura e cebola! Chispa coisa feia, não sei onde estava com a cabeça de ter me juntado com você, é melhor o jantar valer a pena, se não…!
Salustiano:_Se não o que sua maluca! Procurando chifres em cabeça de égua!O que pretendes com sua idéia secreta, quero saber logo, anda me diz!
Conceição:_Só amanhã, e seus filhos cadê já sairam do banho, anda vai logo tirar esta catinga!
Salustiano: sim , todos já estão limpos e já vem para a mesa, hoje vou arrancar o que quero de você!
Conceição:_O que isso homem? Tu te aquetes, veja só! E,ah,ah…Filhos!Como foram na faculdade?
Marina:_Bem mãe!O pai hoje está estranho!
Pedro: _Me lasquei hoje, oh prova difícil, logo Matemática, me dei mal.Não sei se vou jantar!
Conceição: _Tive uma idéia, vou falar amanhã para seu pai, mais o bicho bruto que arrancar minhas idéias hoje, vão ficar bem, é só estudar mais um poquinho filhotes!
Sebastião: Esquesito!Aqui só tem doideira nesta casa! Não quero jantar, imagina a cozinha está um desastre, imagina o jantar do papai?
Conceição: _Pois é, deveriam está acostumados com as comidas malucas de sua pai, cada dia é uma bóia diferente e ninguém sabe se é arroz ou molho, se é feijão ou farinha, é comida de Baiano, como ele gosta de farinha soca farinha em tudo que é canto, oh homem retado, diacho meu!
Salustiano:_Pronto! Estou limpo, me dêem um abraço filhotes, estou atormentado hoje, esta que se diz mãe está me deixando cansado, acho que atirei pedra na cruz, só pode ser!
Ana:_Vamos logo jantar, não aguento mais, que fome! Me parece bom o jantar vendo daqui!Quero comer carne, salada arroz e a sobremesa.
Conceição:_Que sobremesa filha?Pobre não come sobremesa! Sua sobremesa vai ser suco de Groseia!
Ana:_Groseia! Nem sabe falar, mãe é groselha, suco?Afi, michuruquês esse jantar!
Conceição: _É só o que tem pra hoje, não reclame, o que fez hoje fia?
Ana:Nada mãe!não fiz nada eu juro!
Conceição:_Minina, te perguntei, fala sério, quero saber da faculdade!
Ana:_ah é isso?Fui bem!
Salustiano e os filhos sentando a mesa, logo por ultimo veio a esposa toda impiriquitada de batom vermelho.
Salustiano:_Que isso mulher!Vai para o carnaval! Que maquiagem forte, credo , um mal gosto só estas suas roupas! Estão vendo filhos a mulher que me casei? Essa é sua verdadeira mãe!
Pedro:_Que isso pai!Não fala assim da mamãe!Ela está bem.
Salustiano:_Hoje estamos aqui reunidos meus caros filhos, com intuito de retirar da cabeça de sua mãe qualquer matutância da cabeça dela, eu não sei qual é o plano para amanhã, quero saber é hoje! Anda desembucha mulher! Que tanto sonha em sua idéia?
Conceição:_Está bem, vou dizer hoje para vocês, resolvi economizar cada dinheirinho e lá vamos nois na semana que vem para a cidade maravilhosa, sabe de que estou falando não é Saluti?
Salustiano:_Enloqueceu, pirou, com qual dinheiro? Sabe que ganhamos pouco, sua aposentadoria é minxa, a minha nem se fala, que idéia é essa veia?
Conceição:_Não me chama de veia novamente, sabe Saluti quem coloca apelido nos outros agora sabe que está cometendo o Bule? Pare,se não você vai dormir no puleiro das galinhas!
Salustiano:_Doida! E você então vive cometendo este aí tal de bule.
Ana:_minha mãe tem razão, e não é bule , é Bullying, cansei de ficar vendo só os outros viajarem, estou dentro!Vamos economizar todos, e vamos para a viagem, vamos pai!Diz que sim!
Salustiano:_Tá bem, vamos, não sei o que estou fazendo, vamos todos!
Sebastião:_Oba!Vou conhecer gatinhas novas!Viva!Já tó lá!
Conceição:_Te falei Zanguinho!Aí seus fiinhos gostou da idéia.
Enquanto jantavam, Conceição ja sonhava como ia arrumar as malas, já pensava em cada detalhe de roupas para a praia,e já pensava na hospedagem no hotem , como seria as fotos, queria pensar antes para nada dar errado.Passaram a semana caprichando em tudo depois daquele jantar de curiosidades e no dia da viagem jácom as malas pronta cada um deles, iam rumo ao aeroporto e as discursões continuaram.
Conceição:_Chegou a hora, vamos já é manhã, pegando tudo, se arrumando, vamos queridinhos!
Salustiano:_Espero que estou fazendo a caisa certa, estou com um presentimento desta viagem!
Conceição:_Deve ser por causa do avião, te aquete homem, para de azará a viagem, vira essa boca para lá!
Enquanto colocavam a bagagem no táxi a vizinhaça curiosa olhavam, e algumas fofoqueiras diziam:_Olha quem está indo viajar , aquela esquisita daí da frente, veja Adélia, é ela mesmo! Será onde eles vão?_Não sei, deve ser para perto, casa de algum parente, eles são pobrinhos para viajar para lugares chics!_è tem razão!
Conceição:Vamos galera, o avião nos espera!
_Viu só Adélia? ela disse avião!_Bobagem, se fazendo de rica, essa aí não me engana,vive nas nuvens naquela cadeira, deve de ser mais um sonho de pobre!_Não sei não!Pode ter ganhado um prêmio!_Prêmio, que prêmio?_Deixa para lá!
Conceição:Anda, vem ou não vem, vamos perder o avião!São lerdos mesmos!Que turminha eu tenho!
Salustiano:_Já tranquei todas as portas, deixei tudo certo, como o recomendado,vamos!
No táxi era uma tensão só, já ociosos para embarcar, depois de uma corrida longa, enfim chegarão no local de embarque.
Conceição:Um sonho!Olham estes  carros passarinhos, é mesmo um avião?
Salustiano:Largue de bestagem mulher, é avião. Passarinho!
Andaram diretamente para dentro do avião, depois de terem sidos revistados e conferidos os bilhetes de viagem, estava tudo correto, a documentação exigida.
Dentro do avião Dona Conceição começou entrar em pânico:_Socorro, me acuda Saluti, estou com um frio na barriga, acho que vou morrer ,estou nas alturas, nesta barriga de passarinho!Socorro!
_Se acalma mulher, é raro um avião cair, é mais fácil acidentar de carro, o avião é seguro.
_Seguro! Nas nuvens! E você acha isso seguro? Estou em pânico Saluti, acho que não vou chegar viva para ver a Cidade Maravilhosa! Se eu soubesse que era muito alto daqui de cima, não tinha vindo de passarinho!
_Já te disse que não é passarinho…olha como os meninos estão se divertindo! Você poderia ouvir música e fechar os olhos, quando aterrisar eu te aviso.
Tudo bem,vou fazer isso, acho uma boa idéia, eu vou fechar os olhos e lembrar das maravilhas que verei horas á frente, estou ociosa para chegar lá no hotel e no outro dia ir para a praia, vamos mesmos para um hotel em Copacabana né Saluti? _Sim, fica queta! _Tudo bem, vou ficar aqui no meu canto.
As horas se passavam a anciedade cada vez mais nos passageiros, principalmente Sebastião: _Estou com fome, ainda bem que vamos chegar logo no Rio, pai onde vamos almoçar? _Lá na praia filho tem um restaurante maravilhoso, acho que fica lá pras banda de  Copacabana  e  chama  ” La Fiorentina”, lá tem muitas assinaturas de pessoas importantes e é um restaurante de grande sucesso carioca, vamos passar lá para conhecer , almoçar e jantar, quem sabe não vemos uma das celebridades! _È isso aí paizão, gostei da sua idéia, minha mãe vai gostar, e falando nela será que ela está bem? Continua com os olhos fechados._Ela está bem sim meu filho, deve  de tá sonhando com a cidade que tanto gosta, e também deve ser o cansaço da viagem, apezar que é de avião ela não tem costume e ficou chocada com as alturas.
_Chegamos, olham como é bonito o Rio daqui vejo a beleza do Pão de açúcar e de tudo que há, estou encantada me bilisca, logo o avião vai pousar e estou tremendo ,mas emocionada com a grandeza disso aqui, disse Conceição.
Ana: _Já vi agora tudo, minha mãe vai pagar vexa o tempo todo ; mal chegou e grita dentro do avião, que escândalo, que vergonha!


